Knowledge Base: Young Studio

Young Studio ❱ E-mail

Como evitar ser vítima de um spammer?

O que é Spam? Leia aqui!


Como vimos ao longo deste artigo, o SPAM é uma prática altamente prejudicial para usuários e empresas e, infelizmente, afeta a todos que possuem acesso à internet. Porém, há algumas medidas que podemos adotar para minimizar por completo os danos que o SPAM causa. Confira uma lista com tudo o que você pode fazer para se proteger do SPAM em seus mais diversos meios:


1. Marque como SPAM as mensagens na sua caixa de entrada

Os serviços de e-mail (Gmail, Outlook, Yahoo Mail, etc..) possuem filtros anti-spam que identificam automaticamente uma mensagem como tal. Porém, eles não são perfeitos. Se vir uma mensagem de SPAM em sua caixa de entrada, marque-a como tal e depois a exclua. Assim, você ajuda a melhorar a eficácia dos filtros anti-spam de seu serviço de e-mail.


2. Não ajude a divulgar boatos (hoax)

Como vimos, um dos tipos de SPAM é o boato, também chamado de hoax. Sempre que você vir circulando na rede alguma história muito alarmante pedindo para ser compartilhada ao máximo, por favor, não faça isso. Dessa forma você não estará ajudando a disseminar um boato pela internet que, ao invés de ajudar os usuários, causam desinformação.


3. Tome cuidado com os sites aos quais você se cadastra

Muitos sites permitem que o leitor cadastre o seu e-mail para o recebimento de newsletters ou boletins informativos. Embora muitos deles realmente entreguem o conteúdo prometido, eles podem compartilhar o seu e-mail com spammers. Por isso, avalie bem a necessidade de se cadastrar naquele site. Uma forma de continuar sabendo se tem conteúdo novo naquele site sem usar o seu endereço de email é usando um serviço de Feed RSS.


4. Configure bem a sua privacidade nas redes sociais

Redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e outras possuem configurações de privacidade que permitem ocultar algumas informações, como o seu endereço de e-mail ou número de telefone. Tire um tempo para dar uma olhada nessas configurações e aumentar a privacidade de seu perfil.


5. Utiliza a função de “Cópia oculta” nos e-mails

Todos os serviços de e-mail possuem uma função chamada “Cópia oculta”. Ela é especialmente útil se você for enviar um email para duas ou mais pessoas. A cópia oculta esconde o email dos destinatários e, caso a mensagem seja interceptada ou acessada por um PC infectado, os endereços continuarão ocultos.


6. Mantenha o seu endereço de e-mail oculto

Evite cadastrar o seu endereço de e-mail em newsletters inúteis ou em serviços online que podem ser acessados abertamente. Os spammers contam com ferramentas automatizadas que varrem a internet em busca de emails que possam ser usados como alvos. Se tiver de dar o seu e-mail a alguém, o faça de forma privada, através de um chat ou mensagem.


7. Não acesse os sites promovidos por SPAM

Não importa se você quer perder peso mais rápido ou fazer o seu órgão genital crescer, não acesse os sites promovidos por SPAM. As chances de você se tornar um alvo ainda maior deles aumenta e você ficará mais suscetível a vírus.


8. Não responda a mensagens de SPAM

Quando você responde a um e-mail de SPAM, o autor dele tem a certeza de que aquele e-mail é ativo e usado com frequência. Por isso, o mais sensato é marcar a mensagem como SPAM, conforme nossa primeira dica e excluí-la.


9. Tome tempo para ler a política de privacidade dos sites

Sempre que você se cadastrar em um site ou serviço online dê uma lida nos termos de uso ou política de privacidade. Veja se eles possuem cláusulas que garantem a sua privacidade e que eles não irão passar o seu email para terceiros. Desmarque também as caixas de seleção que autorizam o uso de e-amils contendo promoções, ofertas e propagandas. Se houver qualquer dúvida à forma que o site tratará o seu email, não se cadastre nele.


10. Mantenha o seu PC protegido

O uso de um bom antivírus atualizado junto com um bom antimalware pode ser uma arma eficiente contra o SPAM e seus vírus. Além disso, sempre mantenha o seu Windows e demais programas atualizados, preste bastante atenção com tudo o que você baixa na internet e com os sites que acessa.


Seguindo todas essas dicas temos certeza de que você ficará praticamente imune a essa praga que afeta toda a internet.


Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/07/o-que-e-spam.html


Atualizado em 30/11/2020

Este artigo foi útil?
Agradecemos sua avaliação.